Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

O café seus desdobramentos na urbanização e a importância do patrimônio Histórico.

Theatro Variedades

O café seus desdobramentos na urbanização e a importância do patrimônio

Histórico.

Este foi o tema da palestra realizada nas dependências da Casa de Cultura Rogério Cardoso, Mococa- SP. Na noite de 11 de março de 2010, estiveram presentes alunos da ETEC Francisco Garcia, mais conhecida como escola Industrial, professores, membros do Conselho Municipal de Turismo, assim como membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico assim como cidadãos de Mococa.

O recorte temporal discorrido durante a palestra foi entre 1860 e 1920, período este significativo para o progresso da cidade. Mais conhecido nos meios acadêmicos como a “Belle Epóque Caipira”. Período este que ocorre a modernização urbana proporcionada pela economia de agro exportação cafeeira.

O Eixo central da palestra foi o patrimônio histórico e sua importância, porém até o desdobramento da arquitetura se fez necessário contextualizar as estruturas sociais, econômicas e culturais que ocorreram durante este período para melhor compreender seus reflexos até os dias atuais.

Sendo assim, também foi mencionada a existência da escravidão na cidade, uma ferida ainda aberta em algumas famílias tradicionais que nega a existência da escravidão na cidade. Logo em seguida referi a importância dos imigrantes para a formação da cidade, só italianos por aqui no inicio do século XX havia cerca de 9 mil, em menor escala espanhóis, libaneses, austríacos, portugueses e alemães.

A tamanha importância da vinda da estrada de ferro no final do século XIX, que trazia consigo não só mercadorias, assim como modernidade, progresso, pessoas e culturas.

A urbanização, Prédios, ruas abertas, praças, hotéis,câmara municipal, igreja matriz 1896. Sendo umas das poucas cidades interioranas a possuir serviços de luz, água, esgoto, telefone e serviços públicos. Assim como o surgimento de teatros e cinemas.

Também foram utilizados alguns dados quantitativos para melhor ilustrar algumas falas, como por exemplo o gráfico abaixo de densidade demográfica do inicio do século XX.

Município de Mococa

Ano

População

Nascidos Vivos

Óbitos Gerais

1900

13678

669

223

1910

686

336

1920

26157

772

336

1930

646

389

1940

26054

614

520

1950

30706

814

319

E finalmente desembocando no eixo central. Discorrendo sobre a Arquitetura cafeeira de Mococa que possui traços e influências:Renascentista, Neo renascentistas, neocolonial, Modernistas, neo gótico.

Um cosmopolitismo arquitetônico.

Tendo o patrimônio histórico como livros ao céu aberto, museus ao céu aberto. Servindo de ações pedagógicas, turísticas, políticas econômicas e técnicas. Conscientizando os presentes da importância de defender estes bens, pois os mesmos correm o rico do desaparecimento, chamando a responsabilidade para todos em busca da preservação.

Ainda foi mencionada a importância do resgate da identidade turística da cidade. Para que isto seja possível se faz necessárias pesquisas e diálogos democráticos entre todas as partes envolvidas direta ou indiretamente com a história e turismo de Mococa. Para que desta forma consigamos transformar em realidade o sonho de ter uma cidade turisticamente sustentável.

Coube ainda ressaltar qual o oficio do Historiador, tão deturpado em Sites e Blogs alheios. Que segundo Block: A História é a ciência dos homens, cabendo ao historiador, interpretar e compreender os fatos e não julgar. Estudar o passado para compreender o presente e possivelmente buscar transformações para modificar o futuro.

O diálogo foi aberto e já recebi outros convites para participar de palestras e debates, assim como a elaboração de projetos para a realização de políticas públicas relacionadas à preservação do patrimônio histórico.

Gustavo de Souza Pinto. (Técnico em Desenho de Arquitetura, Técnico em Turismo, Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com


BIBLIOGRAFIA:

n BERMAN, Marshall.Tudo que é sólido desmancha no ar.São Paulo, cia das letras.1986

n BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico / Pierre Bourdieu; tradução Fernando Tomaz (português de Portugal)- 6 ed.- Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2003.

n MOURA, Denise Ap.S. Saindo das sombras:homens livres no declínio do escravismo.Campinas,Unicamp.1998.

n ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Jorge Zahar.1993

n FREITAS,Edgar. Mococa 100 de História, 1847-1947.Mococa,Gráfica Costal,1947.

n RAGO, Margareth.Do cabaré ao lar.Paz e terra.1998

n PALADINI, Carlos Alberto. Assim nasceu Mococa. São Paulo, Editora Alfa e Omega, 2009.

n PRADO, Caio JR. História econômica do Brasil.São Paulo:Ed.Brasiliense, 1970.

n SODRÉ, Nelson Werneck.Panorama do Segundo Império.Rio de janeiro:Grapha, 1998.

n Fontes e documentos da hemeroteca do Museu Histórico e pedagógico Marques de Três Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário