Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

SANTA CASA DE MOCOCA




A cidade de Mococa, por fazer parte da “Belle Epóque” caipira, com os desdobramentos da urbanização relâmpago que ocorrera principalmente no final do século XIX e inicio do século XX . A cidade tinha aproximadamente 14.000 habitantes segundo senso da época.

E foi para suprir as necessidades de saúde pública desta população, que alguns fazendeiros de café tiveram a iniciativa de criar a Santa Casa de Misericórdia. O nome se deu devido à doação de um prédio, antigo Colégio das Freiras, para que este fosse utilizado a fins de caridade. Testamento este deixado pela então enfermeira Carolina Emilia de Figueiredo, ficando então batizada mais tarde a instituição de: Santa Casa de Misericórdia D. Carolina de Figueiredo.

O projeto aprovado foi do arquiteto italiano Gherardo Bozzani, para angariar fundos para a construção do mesmo passou-se a organizar quermesses. Onde ocorriam bingos, leilões e sorteios, com ofertas doadas pelos fazendeiros e do comércio local.

Eis que em novembro de 1911 a Santa Casa passa a abrigar seus primeiros pacientes na enfermaria. O principio do trabalho de caridade em Mococa, onde médicos, farmacêuticos, enfermeiros e as irmãs de caridade da Irmandade Sagrado Coração de Jesus da Itália, realizavam trabalho filantrópico atendendo os mais necessitados gratuitamente.

Em 1945 o chefe de governo Fernando Costa libera uma verba para a construção da maternidade que fora inaugurada em outubro de 1949. A maternidade fora batizada como o nome da viúva Anita Costa, pois antes mesmo da inauguração Fernando costa morrera de acidente.

Durante o inicio da década de 1950, juntaram-se esforços para a construção da capela de Santa Isabel considerada a rainha das caridades e padroeira dos hospitais. Sendo inaugurada mesmo que inacabada em 1952 com recursos advindos também de quermesses.

E paulatinamente, foram sendo inaugurados os outros pavilhões: Pediatria inaugurada em 1979, Ala da solidariedade em 1996, UTI Solidariedade em 1998 e o novo Centro Cirúrgico em 2005.

Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Para saber mais:

Santa Casa de Mococa-100 anos de Misericórdia.1 Edição, Dezembro de 2007. Jean Mendes:imagens e Emmanuela Pio Guimarães Mendes Texto.

Um comentário:

  1. Primeiramente, agradeço sua gentileza, por me enviar o endereço de seu BLOG. Curiosa, abri-o de imediato e fiquei surpresa: ele beira a perfeição. Parabéns!
    Sucesso em sua empreitada, que começou em alto nível.

    Abraços.

    mara

    ResponderExcluir