Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Enchente de 1929

Ribeirão do Meio e suas águas calmas.

No dia 9 de fevereiro de 1929, antes que o novo prefeito tivesse um mês de exercício, depois de chuvas intensas e constantes as águas do ribeirão do meio começaram a subir, depois das 16 horas. E antes que as sombras da noite envolvessem por completo a terra, toda a zona ribeirinha fora invadida pelas águas barrentas da maior enchente que a população conheceu em todos os tempos da história.

As águas tomaram as ruas e casas, arrastando muros, paredes, mobílias, sacarias e artigos diversos de armazéns, e deixou ao desabrigo inúmeras famílias que o Asilo e a Santa Casa, bem como as residências das zonas altas recolheram provisoriamente...

No dia seguinte, amainada a torrente, é que se poude verificar os enormes prejuízos, públicos e particulares. Das nove pontes da cidade apenas cinco resistiram á violência das águas. Famílias inteiras ficaram desamparadas com as casas ruídas e, muitas delas, completamente sem móveis... Para reparos das obras públicas danificadas a Câmara votou uma verba de CR$ 150.000,00 ... (Freitas, pp.229-30, 1947)

Fonte: Freitas, Edgard. Mococa- 100 anos de história.Mococa: Gráfica Costal, 1947.

Em janeiro de 2007 a cidade viria a conhecer a segunda maior enchente de sua história que causou estragos em todo o entorno do ribeirão do meio. Trazendo prejuízos incalculáveis a todos os moradores e comerciantes ali instalados.

Isso me faz recordar uma frase de um grande ensaísta “Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprime. (Bertolt Brechet)

As águas calmas do ribeirão do meio surpreendem com suas cheias repentinas, e durante mais de três quartos de século as obras realizadas não foram suficientes para conter as enchentes. Os povos Quíchuas conhecidos popularmente como "Povos Incas" acreditam que a história é cíclica. Neste caso os fenômenos naturais acontecem, pois já teriam acontecido antes e após um período ocorre o re-acontecimento. Seriam estes mistérios inexplicáveis pela história? Que só quem viver verá? Neste caso ocorreu uma vez a cada século.

Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Um comentário:

  1. boa noite gostaria de saber em que local é essa ai do ribeirão do meio? vi que tem uma ponte mas nao sei o local que ficava...abços

    ResponderExcluir