Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


domingo, 1 de agosto de 2010

Igreja Matriz de São Sebastião de Mococa Aspectos de sua pintura interna



A Igreja Matriz de São Sebastião de Mococa, denominada simplesmente de “Matriz” pela população, teve sua pintura e ornamentação interna executadas em três fases a saber:

-A partir de 1890, a cidade passa a contar com grande número de imigrantes italianos. Dentre eles o pintor Elia Napoli, que, com a construção da Igreja Matriz em 1896 imprime em têmpera à óleo os painéis artísticos do teto. As paredes, as pilastras e colunas, foram decoradas com a técnica da escaiola (imitação de mármore) provavelmente pelo “capi-mastro” Felice Calvitto (o mesmo também faria a construção e decoração do “Panelão”, assim chamado o casarão do Capitão João Ferraz de Siqueira ). De Felice Calvitto também existem pinturas murais na sede da Fazenda Barra, em Guaxupé-MG.

O teto da Matriz

Este templo em formato de cruz latina e de concepção neogótica, tem o seu forro constituído de estuque argamassado com cal, areia, saibro e folhas de palmeiras, estruturado com taliscas de madeira. Sobre a massa fina de acabamento do teto foi executada uma elaborada decoração que assim dividimos:

Presbitério

O teto é todo em azul celeste com estrelas douradas, tendo no centro a pintura representativa da Santíssima Trindade (Deus Pai; a pomba representando o Espírito Santo e um pano com o rosto de Cristo coroado de espinhos). Este conjunto foi pintado com têmpera à óleo. Nos quatro arcos que sustentam o teto do presbitério encontramos as pinturas de quatro querubins com ramalhetes de margaridas e fitas.

Nave central

O ponto referencial de toda a pintura da Igreja Matriz é sem dúvida a cúpula central. Num espaço de aproximadamente 70 m², formam-se quatro espaços angulares delineados pelos arcos transversais de ogivas, onde o pintor Elia Napoli pintou à têmpera de óleo as figuras dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, os quais flutuam entre nuvens, cercados de molduras de estilo “grottesche” e “trompe- l´oeil”, as chamadas quadraturas ou arquitetura falsa, que dá uma dimensão e projeção rumo ao infinito. Este conjunto pictórico é “sustentado” na área chamada pendente pelas figuras de quatro anjos pintados com têmpera de caseína.

Os tetos das abóbodas sequenciais da nave central são decoradas com têmpera de caseína, em cor creme e pontilhadas de estilizações da flor-de-lis (símbolos da realeza), com seus arcos diagonais decorados com motivos fitomórficos com tochas fumegantes pintadas em suas bases. Em cada espaço lateral foi pintado um emblema constituído de duas folhas de palmeiras cruzadas sobre uma cruz no centro. Uma fita passa sobre estes elementos com frases da oração em latim da “Ave Maria” (Na igreja toda perfazem um total de oito emblemas). Os arcos transversais são decorados com losangos azuis, tendo ao centro a flor-de-lis estilizada e pintada em ouro.


Naves laterais:direita e esquerda (num total de oito abóbodas )


Em cada abóboda, os tetos são pintados à têmpera de caseína em cor marrom com molduras de cruzes. Uma cruz ao centro; dois monogramas com as letras “MM” (representativas de Maria, mãe de Jesus) sobrepostas e cercadas de resplendores e dois emblemas com flores de lírio.


Transeptos direito e esquerdo – Teto superior do coro


Teto decorado com têmpera de caseína, em cor creme e pontilhadas de estilizações da flor-de-lis e arcos diagonais decorados com motivos fitomórficos.


Transeptos direito e esquerdo – Teto inferior do coro


Painel oval em cinza-azulado, com pintura central representativa do Espírito Santo (pomba) cercado de um grande resplendor. Nos cantos remanescentes pinturas trompe -l´oeil alusivas à Paixão de Cristo, em número de quatro: coroa-açoite-cruz / coroa-açoite-lança / coroa-açoite-escada / coroa-açoite-lança. Toda estas pinturas foram executadas em têmpera de caseína.

Nártex

Dentro de uma moldura com símbolos da cruz, no fundo cor creme foi pintado o brasão episcopal conforme descrição:

Episcopus Joseph de Camargo Barros. Episcopus Sanct Pauli.” Ladeiam dois ramos de café, com uma faixa central com os dizeres: Homennagem aos benneméritos que concorreram para a reconstrução desta Matriz no anno de 1905. (Conta-se, na tradição oral, que grande parte do reboco havia se desprendido, inclusive que pedaço da torre houvera caído, além de outras avarias que fizeram com que houvesse tal reforma nove anos depois de inaugurada).

Colunas e pilastras

-Na década de 1950, douradores do Rio de Janeiro efetuaram o aplique de ouro nos capitéis das colunas e pilastras da igreja.

Capela do Santíssimo

De 1951 a 1952, o pintor ribeirão-pretano Nicolau José Biagini, auxiliado por Alceu Antico, decorou a Capela do Santíssimo, em têmpera de caseína, em estilo florentino e renascentista, num rico mosaico decorativo com elementos sacros referentes aos Velho e Novo Testamentos. (O pintor usou a mesma decoração que havia feito anos antes, na capela da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em StªRita do Passa Quatro-SP.)

Pe.Haroldo Ribeiro, pároco de Mococa pensava na possibilidade de decorar toda igreja no mesmo estilo, mas a ideia foi abandonada por questões financeiras.

Batistério

No teto do batistério uma singela pintura em caseína, com um cordeiro com uma cruz e cajado de pastor, deitado sobre palhas e entre nuvens e resplendores. Circundam-no vários querubins. Este conjunto é emoldurado em marrom no estilo trompe-l´oeil.

* * * * *

(*) Francisco Sérgio Pimentel, é conservador restaurador de patrimônio edificado, arte sacra , bens móveis e integrados. www.athelierpimentel.blogspot.com

Referencias:

-Jornal “A Mococa” - Edições várias

-Folheto: “Lembranças da Festiva Inauguração da Capela do Sagrado Coração de Jesus...)

1952 – Tipografia “A Mococa”.

-Site: Lusophia.portugalis.com

Um comentário:

  1. Excelente texto. Casualmente tive o privilégio em conhecer a Matriz de Santa Rita do Passa Quatro e lá soube de Nicolau José Biagini e interessei-me pelos seus trabalhos. Com certeza iremos conhecer essa maravilha e Matriz da cidade de Mococa.

    ResponderExcluir