Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


sábado, 14 de novembro de 2015

Um sábado a mais!


            O governador inventou um tal de reorganização, porém de forma desorganizada. Às pressas fecha escolar e realoca alunos gerando insegurança em professores e na população.
            A última, é obrigar professores trabalharem aos sábados. Leio nos meios de comunicação o lema “Pátria Educadora”, porém que pátria é esta que no primeiro aceno de crise corta na carne os investimentos na educação? Reunião de pais em escola da quebrada é o maior barato, de sábado nem se fala e com desorganização fica transcendental.
            Avisar os tiozinhos que uma ponte divide um bairro da escola e por isso o filho terá de estudar em outra escola, muito mais distante de sua casa. A esmagadora maioria destes são pessoas simples, sem instrução, que não sabem si quer, a série que o filho estuda, não indagam nada.
            - Só sei que ele estuda nesta escola a tarde, agora a sala eu não sei.
            - Por que eles estão mudando de escola?
            Não me atrevo a explicar os malabarismos desastrosos efetuados nos últimos vinte anos, sabe por quê? Pois a tiazinha quer colocar o dedo no tinteiro de carimbo, passar na folha e ir para casa cuidar dos afazeres domésticos.
            - Mas por que mesmo que o Junior vai mudar de escola?
            -Senhora para renovar a matrícula, preciso que traga  Xerox do RG, comprovante de residência e duas fotos 3X4.
            - RG ele não tem, onde tira isso? Comprovante de residência, eu mudei e ainda não chegou nenhuma conta e olha que conta é o que mais tem pra pagar. Agora o retrato, quando “for na” cidade, ele tira.
            A quebrada é tão distante do centro que nem é considerada cidade. Longe dos serviços públicos básicos, sem correio, caixa eletrônico, pronto-socorro. Agora igrejas evangélicas, bares e biqueiras concorrem pelas pobres almas que ali subvivem.
            - Discurpa perguntá! Por que ele vai ter de mudar de escola?
            - Vai mudar de escola pelo mesmo motivo que os professores não receberam reajuste salarial este ano.
            - E qual o motivo fessor?
            - Porque o governador quer!
            - Mas quer o que?
            - Quer acabar com a educação e em contra partida construir presídios.
            - Então o Junior, ano que vem vai estudar na escola do morro!

            O Junior que na certidão de nascimento não tem pai, em breve também corre o risco de não ter escola, e se não ter escola é sinônimo que também não tenha comida, e eu não sei se vivo ou morro de pena desse povo sofrido! 

Joey é escritor autodidata.

Um comentário: