Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


terça-feira, 13 de julho de 2010

História de Mococa

Fonte:Museu Histórico e Pedagógico Marques de Três Rios

Mococa

A cidade de Mococa localiza-se no nordeste do Estado de São Paulo. Segundo consta em fontes históricas. No cerne do período Imperial: O povoado, até então conhecido como São Sebastião da Boa Vista, em meados de 1840, passa em 1857 a ser considerada Freguesia. Em 1871, Vila, e somente em 1875 veio a ser considerada cidade oficialmente.

O nome vem da seguinte designação: Mu – pequeno; Co - esteio e Oca - casa, resultando daí a expressão Mucoca - casa de pequeno esteio. Em 1842, foi implantada a primeira lavoura de café, vindo a gerar cidades e citadinos. O que impossibilita pensar em café sem escravos, estes advindos da África para suprirem a mão-de-obra nos cafezais. Após 1888, data da abolição da escravatura, se faz necessária a substituição de mão-de-obra escrava.

Eis que a cidade passa a receber uma massa de imigrantes, em sua esmagadora maioria de Italianos, cerca de 9.000 e em menor escala também de alemães, austríacos, espanhóis, portugueses e libaneses, para essa substituição da mão-de-obra. Como resultado, houve uma fusão cultural e cosmopolita em pleno “sertão do pardo”, período este conhecido como a Belle époque caipira, qualificando Mococa como uma das principais cidades produtoras do melhor café do Brasil.

A florada civilizadora do café passa a dar origem à última aristocracia (os fazendeiros de café), tornando-os a elite social brasileira.

Pois entre 1914 e 1918, período da Primeira Guerra Mundial, ocorre à desorganização do comércio internacional, desestruturando a economia cafeeira devido à retração dos mercados consumidores. A partir deste período os fazendeiros passam investir na criação de gado de leite. Em 1932, a cidade passa a ser Front da Revolução constitucionalista no conflito entre mineiros e paulistas.

Terra esta, berço do escultor Bruno Giorgi, e do comediante Rogério Cardoso. Tem como atrações turísticas: o centro histórico, diversas igrejas, museus e casa de cultura. O turismo rural e de eventos também merecem destaque, exemplos: Troféu Chico Piscina e Kim Mollo (ambos de natação) e a Semana Universitária Mocoquense (SUM).

Gustavo de Souza Pinto (Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário