Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Literatura

Cadeia e Câmara Municipal.1895-Mococa-SP


Literatura, este foi o tema escolhido pela enquete realizada pelo Blog no seu primeiro mês de existência. Para tanto pretendo discorrer nesta postagem sobre a primeira literatura dedicada a História da cidade de Mococa.

Na obra A Mococa de sua fundação até 1900, Humberto de Queiróz- um farmacêutico- que não nasceu na cidade e sim viveu nela por cerca de 30 anos, discorre sobre os acontecimentos da fundação através de relatos do final do século XIX. Tratando de temas como as primeiras habitações, a economia inicial baseada no cultivo de cana-de-açúcar, milho e fumo, a mão-de-obra escrava. Perpassando pela urbanização e também mencionando quem foram os primeiros políticos e conseqüentemente seus desdobramentos em conflitos. Faz uma descrição minuciosa das plantas, animais, agricultura, pecuária, cita dados do senso deste respectivo recorte temporal. Uma fonte de suma importância para os que têm interesse de pesquisar e ou conhecer o principio da história de Mococa. Mais tarde Queiróz será plagiado por outros dois escritores que nem ao menos cita seus escritos.

A presente publicação fora apresentada em um congresso de geografia no inicio do século XX, publicada pela Typografia do Estado de São Paulo, sua verba fora revertida para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Mococa. E nos últimos parágrafos o autor faz uma apologia a Mococa.

Queiróz, Humberto de. A Mococa, de sua fundação até 1900. São Paulo: Tyo. Diário oficial, 1913.

Existe uma cópia do referente exemplar na Biblioteca Municipal de Mococa. Buscam-se maiores informações de prensagem original, se souberes por favor entrar em contato.

Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Um comentário: