Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Hotel Terraço

Hotel Terraço inaugurado em 1892

A urbanização das cidades do complexo cafeeiro que antes eram espécies de ilhas, sendo ligadas por meio de tropeiros e carros de boi. Passa por uma ruptura com a chegada dos trilhos de trem que permite ligar rapidamente estas cidades às metrópoles, circulando assim mercadorias, pessoas e informações.

As cidades puxam para junto de si algumas especializações. Seja estas empresariais, de produtos e ou serviços e no caso de Mococa-SP a monocultura de café.

O café é um produto tipicamente urbano, pois é na cidade que se consome, comercializa e também exporta o produto. E foi com as fartas safras de café de 1892 e 1893 que a cidade passou por transformações arquitetônicas significativas para a época.

Na ultima década do século XIX, mais especificamente em 1892 ocorreu o calçamento das ruas com pedras polidas, conhecidas como paralelepípedos. Também construíram o cemitério municipal e planejaram o sistema de abastecimento de água; inclusive planejaram até a construção de um bonde, porém a idéia fora deixado de lado.

A construção do Hotel Terraço em 1892 para receber os negociantes de café e entre outros negociantes de diversas mercadorias que abasteciam a cidade. Este era referencia em toda a região tanto pelos aposentos assim como pelos serviços prestados. Era nesse prédio que acontecia às principais reuniões políticas assim como festas e bailes de gala. Fora neste mesmo prédio que nascera o escultor Bruno Giorgi em 1905. Pois seu pai era um negociante de café italiano.

Hoje este prédio não existe mais, fora demolido e levara consigo uma herança arquitetônica e urbanística que fez parte da história de nossa cidade. Seria parte de um acervo testemunho da história de Mococa, ao qual seria possível explicar parte de nosso passado.

Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário