Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


sábado, 16 de outubro de 2010

Gastronomia em Mococa (Parte I)



Matadouro Municipal inaugurado em 1912. Foto de 1920.

A alimentação sempre esteve presente na vida do ser humano desde o seu surgimento. Se fazendo presente em todas as etapas evolutivas tanto sociais assim como políticas. O termo gastronomia só apareceria em meados de 1825, utilizado pelo Frances Jean Savarin, na publicação da obra “Fisiologia do Paladar.” O termo gastronomia é bastante abrangente estando incluso a culinária, bebidas, ferramentas de alimentação e toda a cultura que engloba de maneira geral o ato de se alimentar; desde a maneira de preparar, as danças típicas regionais, inclusive a musica.

A gastronomia no Brasil é extremante rica pela sua diversidade, pela mistura de ingredientes indígenas nativos, com as receitas européias em um primeiro momento e posteriormente com a contribuição africana. Em Mococa tivemos todas estas influências:

Indígena – Mandioca, frutas tropicais, milho, batata, pescado e caça de animais silvestres.

Africana - Insere a pimenta, o óleo de dendê, cuscuz e se adapta aos ingredientes e alimentos locais.

Europeu – Veio imigrante de diversas regiões da Europa mas a mais influente com certeza fora a dos italianos. Macarrão italiano, pizza, ravióli, lasanha e polenta.

Adentrando mais especificamente na gastronomia regional do sudeste, ao que refere ao recorte geográfico a que a cidade de Mococa esta inserida, pode ser dividida em duas partes: A cozinha mineira com pratos típicos como feijão tropeiro, angu, tutu a mineira, milho, carne de porco, queijo minas e pão de queijo. E a cozinha paulista com arroz, tutu de feijão, virado a paulista, carne de porco e couve em folhas salgada.

Um prato bastante tradicional da gastronomia de Mococa que passa por influência da cozinha mineira assim como da paulista é a farofa. Para tanto abaixo a receita desta:


Farofa Caipira

1 Cebola grande cortada em rodelas

1 Cenoura média ralada

1 Tomate grande picado

½ Xícara de azeitonas picadas

1 Xícara de farinha de mandioca

6 Folhas de couve picadas e refogadas

2 Colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de preparo:

Doure a cebola no azeite, acrescente em seguida o tomate até desmanchar. Junte a cenoura e a couve, o sal e a pimenta e a farinha. Misture bem até a farinha começar a tostar. Acrescente as azeitonas. Sirva quente com feijão ou feijoada.

Bon Appétit!


Aguarde as próximas postagens da história da gastronomia em Mococa.


Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Um comentário: