Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O CAFÉ E SEUS DESDOBRAMENTOS NA CULINÁRIA DE MOCOCA-SP DE 1840 A 1918 PARTE II

O histórico do café


Segundo arqueólogos, o café teve como berço o continente africano e depois de descoberto pelos árabes veio a ser difundido por outras partes do mundo através da expansão árabe.


A Associação Brasileira do café e Franco descrevem que o café é de origem da Etiópia, centro da áfrica, e seu nome vem da palavra árabe qahwa, que significa vinho, assim o café era conhecido como vinho das árabias.(MATSUMOTO, ROSANELI, BIANCARDI, p.10, 2008)


Segundo Sodré (1998), o café chegou ao Brasil após a fuga de D. João VI vindo inicialmente, para o Rio de Janeiro, devido a invasão das tropas napoleônicas a Portugal. A primeira atitude tomada em retaliação foi invadir a Guiana Francesa e, foi desta invasão, que os lusitanos furtaram habilmente do governo de Caiena as mudas de café.

A agricultura deu-se inicialmente ao norte e centro-oeste. E somente por volta de 1770 veio a ser difundida no sudeste onde encontrou um habitat propício. Região esta, no Estado de São Paulo, entre os rios Mogi-Guaçu e Pardo considerada por Prado (1970) o núcleo produtor do melhor café Brasileiro que se torna mundialmente famoso.


Breve história de Mococa


A cidade de Mococa localiza-se na região nordeste do Estado de São Paulo. Segundo conta os dois principais memorialistas, Freitas e seu contemporâneo Paladini, o povoado, até então conhecido como São Sebastião da Boa Vista, em meados de 1840, passa em 1857 a ser considerada Freguesia, em 1871, Vila, e somente em 1875 veio a ser considerada cidade oficialmente. O nome vem da seguinte designação segundo Freitas (1947):

Por volta de 1884 surge a denominação vulgar mococa termo que partiu expontaneo... A expressão lhe viera a vista das casinhas que lhe apresentavam e as quais chamou mucoquinhas.Segundo La Fayete de Toledo, a etimologia de vocabulário é a seguinte: Mu pequeno; Co- esteio e Oca- casa, resultando daí a expressão Mucoca- casa de pequeno esteio.(FREITAS,p.8,1950)


A primeira lavoura de café, foi plantada em 1842, exatos 33 anos após a primeira lavoura do Estado de São Paulo ter sido plantada na cidade de Campinas a 160 Km de Mococa. Os primeiros habitantes eram "caipiras" que segundo Moura (1998), são indivíduos nascidos e criados fora da cidade, com forma peculiar de vida do campo.

Conforme a mata era derrubada e substituída por cafezais alinhados, concomitantemente era praticada a agricultura dos produtos básicos: o arroz, feijão, milho, mandioca. Em menor escala cana-de-açúcar para rapadura e cachaça. Criação de gado de corte para o consumo e porcos que produzia toucinho, carne e banha para a conservação de alimentos. Percebe-se então que, a base alimentar que constituía a culinária, deste que denomino primeiro período é baseada na culinária caipira rudimentar.


Os escravos e a culinária:


No que pontuo como o segundo período de culinária, diz respeito à culinária africana praticada pelos escravos trazidos para suprir a mão-de-obra nos cafezais. Estes tiveram que adaptar a culinária específica de suas origens com os produtos até então, encontrados nesta região no referido período.

A maneira africana de preparar alimentos assimilou elementos culinários e pratos típicos portugueses e indígenas, transformando as receitas originais e dando nova forma a cozinha brasileira. (ALMEIDA, RECH, p.2, 2007)


Ou seja, os escravos africanos passaram a fazer uma verdadeira fusão entre a culinária africana e a culinária caipira, pois estes dois extratos sociais tinham uma base alimentar semelhante. Obviamente que os escravos tinham de se contentar com os restos. Restos estes, que se transformaram no principal prato brasileiro: a feijoada. Elaborada com feijão preto, orelhas, pés, focinho de porco, partes estas sem valores comerciais.

Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)


http://lattes.cnpq.br/6467391538040938


Contato: clioprojetosculturais@gmail.com



Um comentário:

  1. Gustavo:
    Postagem pertinente.
    Viva o café e chega de cana!
    Abraços.

    ResponderExcluir