Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os imigrantes e a culinária em Mococa.PARTE III

Mercado Municipal de Mococa-SP. Década de 1920.

Após 1888, data da abolição da escravatura, se faz necessária a substituição de mão-de-obra escrava. Eis que a cidade passa a receber uma massa de imigrantes, em sua esmagadora maioria de Italianos, cerca de 9.000 e em menor escala também de alemães, austríacos, espanhóis, portugueses e libaneses. Este terceiro período denominado de Cosmopolitismo culinário no sertão do Pardo.
Cosmopolitismo este possível graças ao eldorado do café. A partir da última década do século XIX e meados da primeira década do século XX, Mococa passa por verdadeiras transformações tanto no âmbito da urbanização, a inaugurarão de espaços públicos como o Mercado Municipal em 1898, iluminação em 1905 e água e esgoto em 1908, matadouro municipal em 1912; assim como a construção de grande parte dos casarões históricos. Sem nos esquecermos dos trilhos do trem em 1890, que propicia toda a vinda da modernidade, transportando as colheitas de café ao porto de Santos e trazendo de volta mercadorias e informações.
As chamadas “vendas”, espaços rudimentares de comércio de alimentos passam a serem substituídas pelos “Armazéns de Secos e Molhados”. Estabelecimentos mais requintados passam a comercializar azeites, vinhos, massas, talheres, tecidos, louças de origem européia. Surgem também com os desdobramentos da urbanização: as primeiras padarias, fábricas de licores, cervejarias, fábricas de refrigerantes, macarrão e massas; dentre outros produtos industrializados.
As transformações se dão também no âmbito culinário, pois cada imigrante traz consigo um capital cultural conforme conceitua Bourdieu (2003), e culinária tradicional de cada região, neste caso de diversas regiões da Europa e Oriente. Sem nos esquecermos de mencionar também a cultura hibridizada de cada grupo de imigrante.




Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)


http://lattes.cnpq.br/6467391538040938


Contato: clioprojetosculturais@gmail.com



2 comentários:

  1. Em primeiro lugar quero agradecê-lo por este bem que voce tem realizado a nossa cidade, estou estudando um pouco sobre a historia das Cavalgadas daqui de Mococa se puder ajudar-me com escritos fotos etc serei imensamente grata.

    ir_marciacmcvv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Aqui nesta cidade começou a historia da familia Santurbano no Brasil. Achei ótimo este blog. Almir.
    www.famigliasanturbano.com

    ResponderExcluir