A alimentação sempre esteve presente na vida do ser humano desde o seu surgimento. Se fazendo presente em todas as etapas evolutivas tanto sociais assim como políticas. O termo gastronomia só apareceria em meados de 1825, utilizado pelo Frances Jean Savarin, na publicação da obra “Fisiologia do Paladar.” O termo gastronomia é bastante abrangente estando incluso a culinária, bebidas, ferramentas de alimentação e toda a cultura que engloba de maneira geral o ato de se alimentar; desde a maneira de preparar, as danças típicas regionais, inclusive a musica.
A gastronomia no Brasil é extremante rica pela sua diversidade, pela mistura de ingredientes indígenas nativos, com as receitas européias em um primeiro momento e posteriormente com a contribuição africana. Em Mococa tivemos todas estas influências:
Indígena – Mandioca, frutas tropicais, milho, batata, pescado e caça de animais silvestres.
Africana - Insere a pimenta, o óleo de dendê, cuscuz e se adapta aos ingredientes e alimentos locais.
Europeu – Veio imigrante de diversas regiões da Europa mas a mais influente com certeza fora a dos italianos. Macarrão italiano, pizza, ravióli, lasanha e polenta.
Adentrando mais especificamente na gastronomia regional do sudeste, ao que refere ao recorte geográfico a que a cidade de Mococa esta inserida, pode ser dividida em duas partes: A cozinha mineira com pratos típicos como feijão tropeiro, angu, tutu a mineira, milho, carne de porco, queijo minas e pão de queijo. E a cozinha paulista com arroz, tutu de feijão, virado a paulista, carne de porco e couve em folhas salgada.
Um prato bastante tradicional da gastronomia de Mococa que passa por influência da cozinha mineira assim como da paulista é a farofa. Para tanto abaixo a receita desta:
Farofa Caipira
1 Cebola grande cortada em rodelas
1 Cenoura média ralada
1 Tomate grande picado
½ Xícara de azeitonas picadas
1 Xícara de farinha de mandioca
6 Folhas de couve picadas e refogadas
2 Colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Modo de preparo:
Doure a cebola no azeite, acrescente em seguida o tomate até desmanchar. Junte a cenoura e a couve, o sal e a pimenta e a farinha. Misture bem até a farinha começar a tostar. Acrescente as azeitonas. Sirva quente com feijão ou feijoada.
Bon Appétit!
Aguarde as próximas postagens da história da gastronomia em Mococa.
Gustavo de Souza Pinto
(Bacharel, licenciado e Pós-graduado
http://lattes.cnpq.br/6467391538040938
Contato: clioprojetosculturais@gmail.com
muito bom seu blog! parabéns
ResponderExcluir