Bem vindos.Obrigado pela visita. Benvenuti. Grazie per la visita. Willkommem.Dunke fur lhren besuch.Bienvenido. Gracias por su visita. Welcome.Thanks for visiting. Bienvenue. Merci de votre visite.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os Trilhos do Trem

Estação Mogyana Mococa-SP

Os Trilhos do Trem

Em 1854 fora inaugurada a primeira estrada de ferro no Brasil, no estado do Rio de Janeiro. Um empreendimento de Barão de Mauá, em terras paulistas tal empreendimento seria inaugurado somente em meados de 1867 ligando Jundiaí a Santos, para transportar a produção de café até o porto. Em 1868 um grupo de fazendeiros resolve investir na criação de uma companhia para ligar a cidade de Campinas a Jundiaí. Já em 1872 outro grupo de fazendeiro inaugura a Companhia Mogyana de Estrada de Ferro; somente em 18 de março de 1890 é inaugurado o trecho que ligava a Mococa. Há exatos 46 anos após a inauguração da primeira estrada de ferro do Brasil.

Após traçar em suma o histórico do ramal férreo carril nacional e estadual cabe ainda algumas considerações da tamanha importância de uma cidade receber esta malha. Pois anteriormente a chegada dos trilhos do trem, as cidades interioranas eram ligadas por estradas não pavimentas as quais tanto pessoas assim como mercadorias e correspondências eram transportadas em carros de boi e ou no lombo de muares.

Desta forma o trilho do trem cortava a mancha verde de café, e pela força do motor a vapor que o progresso alcançou as civilizações do Sertão do Pardo. Trazendo consigo modernidade, transportando mercadorias, telegramas, revistas, jornais e levando de volta sacas e mais sacas de café até o porto de Santos. Nestes mesmos trilhos que circulava não só mercadorias, mas também informações, cultura e entretenimento, animais, pessoas, sonhos, e porque não saudades. Historicamente os trens transportaram progresso e modernidade e isto vai muito além de encurtar distâncias.

Porém o sonho vem a ser dissolvido na “Era Juscelino Kubitschek”. Pois suas políticas econômicas que privilegiavam o capital estrangeiro abriu as portas para as montadoras e conseqüentemente no investimento de abrir estradas pavimentadas. Com isso ocorre um sucateamento e falta de investimentos em malhas férreas.

Eis que em 1862 é fechado o trecho que ligava Mococa- canoas, canoas-Guaxupé. E em 1966 é desativado o trecho de Mococa, que paulatinamente fora roubados os trilhos e resta hoje somente à antiga estação onde funciona o prédio de serviços da Prefeitura Municipal de Mococa, e em canoas outra antiga estação onde funciona um retiro de leite.

Mas como tudo de bom parece durar tão pouco tempo aqui nos trópicos. Restaram apenas ótimas lembranças da “Maria Fumaça” cortando a florada civilizadora do café.

Gustavo de Souza Pinto

(Bacharel, licenciado e Pós-graduado em História. UNESP-Franca)

http://lattes.cnpq.br/6467391538040938

Contato: clioprojetosculturais@gmail.com

Um comentário:

  1. Oi ( Joey do CONTUR )! Parabéns pela iniciativa e pelo belo conteúdo.Toca pra frente e conte sempre com o nosso apoio! Como Mococa não tem muitos " Joey's " que realmente se importam com a sua cidade, você, meu amigo, terá que se desdobrar! Um abraço.
    Carlos- CONTUR

    ResponderExcluir