Literatura, este foi o tema escolhido pela enquete realizada pelo Blog no seu primeiro mês de existência. Para tanto pretendo discorrer nesta postagem sobre a primeira literatura dedicada a História da cidade de Mococa.
Na obra A Mococa de sua fundação até 1900, Humberto de Queiróz- um farmacêutico- que não nasceu na cidade e sim viveu nela por cerca de 30 anos, discorre sobre os acontecimentos da fundação através de relatos do final do século XIX. Tratando de temas como as primeiras habitações, a economia inicial baseada no cultivo de cana-de-açúcar, milho e fumo, a mão-de-obra escrava. Perpassando pela urbanização e também mencionando quem foram os primeiros políticos e conseqüentemente seus desdobramentos
A presente publicação fora apresentada em um congresso de geografia no inicio do século XX, publicada pela Typografia do Estado de São Paulo, sua verba fora revertida para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Mococa. E nos últimos parágrafos o autor faz uma apologia a Mococa.
Queiróz, Humberto de. A Mococa, de sua fundação até 1900. São Paulo: Tyo. Diário oficial, 1913.
Existe uma cópia do referente exemplar na Biblioteca Municipal de Mococa. Buscam-se maiores informações de prensagem original, se souberes por favor entrar em contato.
Gustavo de Souza Pinto
(Bacharel, licenciado e Pós-graduado
http://lattes.cnpq.br/6467391538040938
Contato: clioprojetosculturais@gmail.com
Bom início, GUSTAVO!
ResponderExcluirDesejo-lhe, pois, sucesso na empreitada.
Abraços.
mara